quarta-feira, 26 de julho de 2017

REINO FUNGI

Armillaria mellea

O que são

Os fungos são organismos, que podem ser pluricelulares ou unicelulares, destituídos de clorofilas e possui paredes celular. Podemos encontrar na natureza fungos que são muito prejudiciais para a saúde dos seres humanos, podendo causa enfermidade e entoxicação. Encontramos também os que parasitam vegetais mortos e cadáveres de animais,atuando como organismos decompositores. Mas também podemos encontrar os que são utilizados para a alimentação e os que são utilizados na agricultura.

 Agaricus bisporus

A alguns anos os fungos eram considerados como vegetais, mas a partir de 1969 passaram a ser classificados em um rino à parte, por que possuem características próprias como: não sintetizar clorofila, não possuir celulose na sua parede celular (exceto alguns fungos aquáticos), e não armazenar amido como substância de reserva.

Onde são encontrados

 Esse seres, de vida livre ou não são encontrado em diversos ambientes, principalmente em lugares úmidos e ricos em matéria orgânica; assim o numero de fungos são abundantes nas florestas tropicais

Como reproduzem

Sua reprodução normalmente envolve a participação de esporos, como ocorre entre as plantas. Podendo ser sexuada ou assexuada. Mas geralmente armazenam glicogênio e apresentam nutrição heterótrofa, como os animais. E enquanto os animais são heterótrofos por ingestão, os fungos são heterótrofos por absorção.


Classificação dos Fungos

Os fungos podem ser classificados em sete filos, que estão descritos a seguir:
Chytridiomycota: A maioria dos representantes desse grupo é de água doce. Como característica mais marcante, observa-se a presença de uma estrutura de propagação no ambiente aguático flagelada (zoósporo flagelado).
 Zygomycota são geralmente encontrados no solo e não formam corpo de frutificação. Nesse grupo encontrams éspecies responsáveis pela deterioração de diversos alimentos, os chamados mofos. 
Glomeromycota possui um grande valor ecológico, pois formam associações mutualísticas com diversas espécies de plantas. 
Ascomycota são encontrados em ambientes marinhos, de água doce e terrestre. Sua principal caracteristica é ter seus esporos formados em ascos. Cada indivíduo pode possuir mais de um asco, que pode unir-se a outros, formando o ascocarpo. Os ascomicetos podem ser encontrados desde a forma de leveduras unicelulares até grandes indivíduos com forma de taça. 

Fungos na culinária

Alguns fungos são anaeróbicos (que realizam a fermentação) e são usados no setor alimentício para preparação de algumas receitas que utilizam farinha de trigo e em laticínios; também tem os anaeróbios facultativos (que na presença de O2 realizam a respiração) que são utilizados para  produção de bebidas alcoólicas.

Doenças causadas por fungos

Na espécie humana são conhecidas varias doenças causadas por fungos. entre elas podemos considerar o ''sapinho'' ou a candidíase causada pelo fungo Candida albicans, e a frieira ou pé-de-atleta, provocado pelo fungo Tinea pedis.

terça-feira, 18 de julho de 2017

TAXONOMIA

 Origem

 Taxonomia é a disciplina que determina  a classificação dos seres vivos através de um padrão.
A ideia de padronizar as classificações dos seres vivos foi do botânico austríaco Carl Von Linné (conhecido por Carlos Lineu, em português). Ele classificou os seres vivos em diferentes grupos, e o grau de parentesco vai aumentando de acordo com aproximação que possui a partir do grupo Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero, Espécie.
Resultado de imagem para taxonomia

Categoria Taxonômicas

Reino: é um grupo de filos; Filo: é um gruo de classes; Classe: é um grupo de ordens; Ordem: é um grupo de famílias; Família: é um grupo de gêneros; Gênero: é um grupo de espécie; Espécie: é um grupo de indivíduos semelhantes que se reproduzem entre si, gerando descendentes férteis.

Regras de nomenclatura    

  • O nome de gênero e da espécie devem ser escritos em latim e destacados do restante do texto;
  • Cada organismo deve ser reconhecido por uma designação binominal, onde o primeiro termo indica o seu gênero e o segundo a sua espécie. Ex.: Musca doméstica (Mosca) e Canis familiaris (Cão);
  • O nome relacionado ao gênero deve ser escrito com inicial maiúscula e a da espécie com a inicial minuscula. Ex.: Homo sapien (Homem) 
  • Quando se trata de subespécies, o nome deve ser escrito sempre com a inicial minuscula depois do nome da espécie. Ex.: Homo sapiens neanderthalensis (Homem neandertal)