Origem
Taxonomia é a disciplina que determina a classificação dos seres vivos através de um padrão.
A ideia de padronizar as classificações dos seres vivos foi do botânico austríaco Carl Von Linné (conhecido por Carlos Lineu, em português). Ele classificou os seres vivos em diferentes grupos, e o grau de parentesco vai aumentando de acordo com aproximação que possui a partir do grupo Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero, Espécie.
Categoria Taxonômicas
Reino: é um grupo de filos; Filo: é um gruo de classes; Classe: é um grupo de ordens; Ordem: é um grupo de famílias; Família: é um grupo de gêneros; Gênero: é um grupo de espécie; Espécie: é um grupo de indivíduos semelhantes que se reproduzem entre si, gerando descendentes férteis.Regras de nomenclatura
- O nome de gênero e da espécie devem ser escritos em latim e destacados do restante do texto;
- Cada organismo deve ser reconhecido por uma designação binominal, onde o primeiro termo indica o seu gênero e o segundo a sua espécie. Ex.: Musca doméstica (Mosca) e Canis familiaris (Cão);
- O nome relacionado ao gênero deve ser escrito com inicial maiúscula e a da espécie com a inicial minuscula. Ex.: Homo sapien (Homem)
- Quando se trata de subespécies, o nome deve ser escrito sempre com a inicial minuscula depois do nome da espécie. Ex.: Homo sapiens neanderthalensis (Homem neandertal)
Nenhum comentário:
Postar um comentário