quinta-feira, 24 de agosto de 2017

REINO PROTISTA

  Os organismos unicelulares eucariontes, representados pelos protozoários e certas algas unicelulares, constituem o reino protista.
  Sendo eucariontes, os protistas possuem  o núcleo individualizado por uma membrana (carioteca), além de organelas membranosas.

Protozoários 

  Os protozoários são eucariontes unicelulares desprovidos de clorofila, que vivem isolados ou formando colonias nos mais variados tipos de habitat. Podem ser aeróbicos ou anaeróbicos e exibir vida livre ou associar -se a outros organismos.

Classificação dos Protozoários 

  De acordo com os tipos e a presença ou não de organelas locomotoras, os protozoários se classificam em: 
  • rizópodes ou sarcodíneos - locomovem -se através de pseudópodes;
  • flagelados ou mastigóforos - locomovem -se através de flagelos;
  • ciliados - locomovem -se através de cílios; 
  • esporozoários - desprovidos de organelas locomotoras.
microfotografia. Amoeba proteus 

Rizópodes ou Sarcodíneos

  As amebas são os principais representantes dos rizópodes. A maioria dos rizópodes são de vida livre, podem ser marinhos ou dulcícolas (de água doce, como rios, represas, lagos,etc).
  A emissão de pseudópodes permitem a locomoção e a captura de alimentos por parte das amebas. Ao detectar a presença de alimentos qualquer, como algas e protozoários menores, as amebas deslocam -se até ele envolvendo com seus pseudópodes, fenômeno conhecido por fagocitose.

Ciliados   

Esquema paramécio 
  Abundante em água doce e salgada, possuem vida livre ou associada a outros seres vivos. Esses protozoários alimentam -se através de uma depressão da superfície denominada de sulco oral. No final do sulco oral existe uma substancia chamada de citóstoma ("boca" da célula). O movimento dos cílios provoca um turbilhonamento na água, que facilita a penetração de uma eventual partícula no sulco oral; o alimento atravessa então o citóstoma e entra em uma região chamada citofaringe. No final da citofaringe o alimento e definitivamente adquerido pelo paramécio, com a formação de vacúolo digestório. Após a digestão e absorção dos nutrientes, os resíduos digestórios são eliminados do ambiente através de uma poro denominado citopígeo ou  citoprocto. 


Esporozoários 

  Os esporozoários são parasitas desprovidos de organelas de locomoção. Entre as doenças causadas por esses microrganismos, consideraremos a malaria humana.

Flagelados 

  Os flagelos ou mastigóforos podem ser encontrados isolados ou formando colônias, em água doce ou salgada e na terra.
  Trypanosoma cruzi (um dos principais flagelados parasitas dos seres humanos). É o agente causador da doença de Chagas. Esse protozoário tem como reservatório natural animais silvestres, como gambas, tatus, morcegos, macacos, preguiças e outros. Ao sugarem o sangue desses animais, insetos como Triatoma infestans e o Panstrongylus megistus, conhecido popularmente como barbeiro, e chupança, procotó, bicho-de-parede, adquirem o parasita e se transformam em vetores da doença de chagas.

Reprodução dos protozoários 

Os protozoários se reproduzem de forma assexuada. A reprodução assexuada por cissiparidade é a mais comum, nas amebas, flagelados e na Giardia lamblia. a reprodução sexuada pode ser verificada em protozoários como os paramécios.
Reprodução assexuada

Nenhum comentário:

Postar um comentário